COMO CONECTAR-SE A INTERNET

Para acessar a Internet, você precisará obrigatoriamente de:

Hardware

Software

Linha telefônica

e uma conta num provedor Internet

 

Hardware é o conjunto de equipamentos e dispositivos de um computador, como unidade de processamento, monitor, modem, impressora, etc, como vemos abaixo:

 Para se conectar à Internet, você precisará de um micro-computador multimídia. Basta dizer a um revendedor confiável (recomendado por alguém que você confia!) que você quer um micro para acessar a Internet e ele lhe ajudará. O preço do equipamento pode variar entre R$ 800,00 e R$ 3.500,00, dependendo do fabricante e da configuração desejada.

Importante: Sempre faça uma cotação para ver quem está oferecendo o melhor preço na hora em que você estiver querendo adquirir o seu micro-computador. Muita atenção nas comparações de preço, já que as configurações (peças e componentes) dos micros podem ser diferentes. Barganhe. Veja se é mais negócio comprar à vista ou parceladamente. E faça um bom negócio!

Ok, agora você está pronto(a) para prosseguir para a nossa aula sobre Como se Conectar: Software.

 

Software é o conjunto de programas, procedimentos e regras relativos e necessários para o funcionamento do hardware no processamento de dados.

Você precisará de um browser e de um programa de e-mail para acessar a Internet. A palavra "browse" significa examinar casualmente e um browser permite exatamente isso: que examinemos casual ou detalhadamente os milhões de websites que existem hoje na Internet. Os mais comuns browsers (que vêm inclusive com programa de e-mail embutido) são o Netscape Communicator e o Internet Explorer.

Onde comprar? Browsers são disponibilizados gratuitamente na Internet. Isso não é ótimo?! O Netscape Communicator pode ser obtido nos websites da Netscape em português e em inglês. O Internet Explorer pode ser obtido nos websites da Microsoft em versões em português e em inglês. O Internet Explorer também já é disponibilizado gratuitamente entre os programas do seu Windows 95/98/2000/XP/VISTA/SEVEN.

Como instalar? Clique no link de download do browser que você selecionar e preste atenção em que pasta do seu micro você está colocando o arquivo do download. Depois de efetuado o download, ache a pasta e o arquivo utilizando o Windows Explorer e clique duas vezes com o mouse em cima do nome do arquivo que você fez o download. O programa de instalação irá começar a rodar e basta você seguir as instruções na tela para ter o browser e o programa de e-mail (que vem incluso) instalados no seu microcomputador. Fácil, não é mesmo?

Tendo o micro-computador com modem e browser instalado, você terá andado meio caminho para se conectar com a Internet. Faltam agora mais dois elementos, um dos quais é uma linha telefônica.

O internauta normalmente se conecta à Internet através de linhas telefônicas (outras opções seriam cable TV e rádio, mas não vamos falar sobre isso agora). A linha telefônica é o caminho por onde percorrem os sinais analógicos enviados pelo seu microcomputador através da placa de modem. Este acesso pode ser discado ou dedicado. Vamos ver como cada um funciona:

Acesso Discado: Cada vez menos usado em função das claras vantagens do acesso dedicado, no acesso discado o internauta faz uma discagem e ligação telefônica através da placa de modem do microcomputador para a central de acesso à Internet do seu provedor. O modem funciona como um telefone: ele faz a ligação e permite a troca de sinais (no caso, sinais analógicos) do seu micro para o seu provedor e de lá para a Internet e vice-versa. No acesso discado, há o ato da discagem e você paga tanto ao provedor Internet pelo acesso à Internet como à concessionária de telefonia pelos pulsos corridos ou tempo da sua ligação com a central de acesso do seu provedor.

É realmente importante consultar a sua concessionária local sobre os preços de telefonia. Os pulsos são cobrados no momento da ligação e a cada 4 minutos a partir daí. Exceção é feita para os sábados a partir das 14 horas e domingos e feriados, quando a concessionária cobra um valor fixo pela ligação e não cobra adicionais por duração (boa hora para navegar pela Internet, já que você não pagará à concessionária pela duração da ligação!).

Acesso Dedicado: O acesso dedicado é o acesso sem discagem, direto entre o seu micro e o seu provedor. É uma linha ou cabo físico que liga você ao seu provedor sem intermediários e/ou concorrentes (diferentemente do acesso discado, onde todos os clientes do provedor ligam para a mesma central de acesso à Internet do provedor concorrendo entre si).

O acesso dedicado é vantajoso porque você (sua empresa, casa ou condomínio) terá acesso rápido à Internet 24 horas por dia e 7 dias por semana, pagará um custo fixo por esta conexão tanto ao provedor como à concessionária de telefonia (se você acessa muito a Internet, este é um diferencial importante) e não terá que ocupar uma linha telefônica para efetuar a discagem para o seu provedor e acessar a Internet.

O acesso dedicado pode ser contratado (ele exige uma prévia contratação entre você, a concessionária de telefonia e o provedor de acesso) em várias velocidades. Quanto maior a velocidade maior o custo. Os preços devem ser solicitados junto ao seu provedor e à concessionária de telefonia que atende ao seu estado. A instalação de uma linha dedicada pode tomar de 7 a 30 dias para ser instalada.

Ok, agora você já sabe que precisa de um micro com modem, um browser com programa de e-mail e uma linha telefônica para acessar a Internet. Falta só o último componente necessário para este acesso: abrir uma conta em um provedor de acesso à Internet. E é assim mesmo que se diz! Você "abre uma conta" num provedor Internet, assim como você "abre uma conta" num banco. Mas claro que as duas não tem nenhuma relação, só tem a mesma nomenclatura, entende?

Para abrir sua conta num provedor de acesso à Internet, você deverá escolher um provedor entre os vários provedores que atuam no mercado. Algumas questões devem estar muito bem entendidas para que sua escolha seja a mais adequada para você:

O que é um provedor de acesso?

Como escolher entre os provedores?

O que é um provedor de acesso à Internet?
Um provedor de acesso à Internet é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores Internet.

Como escolher entre os provedores?
O seu perfil como pessoa e internauta, assim como o preço e a qualidade do serviço serão fundamentais para a escolha do melhor provedor para você.

"Entenda como a Internet pode chegar
(Fonte: Diário de Pernambuco, 14/10/09)


0 - Discada - Ainda bastante presente no interior, este tipo de conexão significa velocidades baixíssimas e pouco aproveitamento.

1 - Rádio - Mais utilizada no interior, a tecnologia exige menos investimentos. Basta instalar torres e antenas em vários pontos estratégicos, que conseguem levar internet de um lugar a outro. Depois, é só distribuir isto por toda a cidade. No caso das prefeituras, a solução, que é usada em Canhotinho e em Itacuruba, não exige licença da Anatel.

2 - Celular - A tecnologia aproveita a faixa de voz para transmitir dados em baixas velocidades (Edge) e em altas velocidades (3G). A frequência, porém, foi vendida apenas para operadoras de telefonia, que nem sempre enxergam retorno financeiro em pequenas cidades. A mobilidade é a principal vantagem deste serviço.

3 - Satélite - O sistema é mais estável e funciona sem interferências, independentemente da localização. Mas custa muito mais caro que o de rádio. Contudo, pode ser uma das soluções para municípios pequenos.

4 - Fibra ótica - Esta é a tecnologia em uso mais eficiente da atualidade. Porém, além de cara, em alguns casos, ela é fisicamente inviável. O cabeamento precisa ser levado por toda a extensão da área que se pretende atender, com custo altíssimo de instalação e manutenção. O resultado, entretanto, é uma rede com velocidades ilimitadas.

5 - Cable modem - A conexão usa a mesma infraestrutura dos serviços de televisão por assinatura. Por isso, não é a melhor alternativa para o interior, onde quase não existe este tipo de serviço.

6 - DPL - O nome Digital Power Line (DPL) significa que os dados podem trafegar pela mesma infraestrutura usada para levar energia elétrica. Os equipamentos desta tecnologia foram recentemente homologados pela Anatel e poderão, em pouco tempo, significar a solução para levar internet para as cidades mais distantes da capital.

7 - Wimax - Considerado o melhor sistema de transmissão via rádio, ele não custa tão mais caro do que os concorrentes porque consegue um excelente retorno de banda e de qualidade. Porém, como é novo, exige investimentos maiores para levá-lo a grandes distâncias. O modelo foi adotado em Caetés e Garanhuns, por meio de uma parceria entre as iniciativas públicas e privadas."

Fonte: www.aisa.com.br/conectar.html