REDE WIFI

Detector Wi-Fi para Windows – Netstumbler

Talvez o mais conhecido utilitário de detecção. Não é para menos. O Netstumbler foi uma das primeiras ferramentas disponíveis para mapeamento e identificação de redes sem fio. Permite localizar redes que trabalham com os padrões 802.11/a/b/g. E mais…é possível integrar equipamentos GPS (Global Positioning System) e assim obter um mapa preciso dos pontos encontrados. 

Rápido e preciso, o Netstumbler suporta um grande número de adaptadores Wi-Fi. Inclusive, algumas placas 802.11a no Windows XP. Outra funcionalidade interessante desta ferramenta é a capacidade de salvar varreduras. Assim, torna-se possível adicionar a um mesmo arquivo novas redes encontradas em diferentes lugares.

O Netstumbler, além de fornecer diversas informações relevantes de uma rede…gera gráficos que mostram o nível do sinal recebido. Isto pode ser útil, por exemplo, para entender como as condições do ambiente afetam uma conexão.

Abaixo uma tela desta ferramenta:

 

 Para baixa o Netstambler clique AQUI

 

O que é preciso para montar uma rede Wireless?

Nos projetos mais simples, como é o caso das redes domesticas e dos pequenos escritórios, o principal componente é um equipamento chamado ponto de acesso ou Access point. Dá para encontrar nas lojas brasileiras diversas opções de modelos, de marcas tão diversas quanto Linksys, D-Link, 3Com, Trendware, USRobotics e NetGear, por preços que começam na faixa de 300 reais.

Vários equipamentos incluem também as funções de roteador, o que permite compartilhar o acesso à Internet entre os computadores da rede. Além do ponto de acesso, cada máquina vai precisar de uma placa wireless, que pode ser interna ou externa.

No caso dos notebooks e dos handhelds, há modelos que já tem a tecnologia wireless embutida no próprio processador (caso dos notebooks com Centrino) ou no equipamento (como alguns handhelds Axim da Dell, Tungsten da Palm, e Clié da Sony), dispensando o uso de um adaptador adicional.

Para mais informações clique AQUI